O óleo recomendado para " Vespas " é o 2T! Pelo fato de ser mais fluido, e ser impelido mais facilmente pelos componentes moveis do cambio, pois o principio da lubrificação do cambio das vespas e da maioria dos câmbios dos motores 2T são por banho de óleo, ou seja o óleo e arremessado "Impelido" pelas engrenagens e componentes moveis do cambio!
Quanto ao óleo recomendado para LI, realmente é o óleo SAE90! Talvez pelo fato do sistema de transmissão, cambio e embreagem da Li sejam quase planos " na horizontal" fazendo que todo o conjunto trabalhe quase totalmente imerso em óleo, não necessitando ser impelido com tanta força e tão alto como no caso da Vespa e de outros motores. Enquanto a arquitetura utilizada no cambio das vespas seja vertical, pois embreagem e eixo primário estão no alto em relação ao eixo secundário " eixo da roda" necessitando que o óleo seja mais fluido para ser impelido mais facilmente a locais mais altos e de difícil acesso!
E quanto ao tranco no engate da primeira marcha nas Vespas, pode ser ocasionado por embreagem extremamente baixa ou óleo inadequado " muito viscoso ". Agora um leve tranco ao engatar a primeira marcha com o motor ainda frio é absolutamente normal!
Abraços.
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Saudações fumacentas...
Rubens Araujo.